Já experimentou? Fazer pão

Receita simples para um pão óptimo e básico, que QUALQUER pessoa consegue fazer.

Partilhamos uma receita que a Filipa Gomes colocou nas redes sociais: uma receita que pudessem facilmente fazer em casa, sem grande técnica e sei que estamos numa fase em que não é suposto andarmos de padaria em padaria

As medidas são quase a olho (na proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água) e a massa não precisa de ser amassada, só misturada!

INGREDIENTES
3 chávenas de farinha (cerca de 420gr)
1 chávena e 1/4 a 1/2 de água (300-360ml)
1 colher de cafe de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal

  • Misturar tudo, (comece por juntar só 1 chav e 1/4 e se for necessário, junte o resto) e deixar levedar por 8-12horas (ou até 24h).
  • Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de fora para dentro algumas vezes até formar uma bolinha.
  • Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pre-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
  • Assim que o forno e a panela estiverem escaldantes, passe a massa para dentro da panela, tape e leve ao forno por 30minutos….. E a magia acontece!
  • Tire a tampa e asse no forno mais uns 10minutos para uma crosta bem crocante.

 

📌NOTAS EXTRA:
Diferentes farinhas têm diferentes poderes de absorção. Por isso sugiro que não junte logo a água toda. Caso contrário vai ter a tentação de juntar mta farinha quando é tiverem a amassar, antes de ir ao forno, e vai ficar um pão mt pesado.
E QUEM NÃO TEM PANELA DE FERRO? – use uma panela de barro, de inox, de esmalte etc, que tb da! Desde que fique bem quente e faça efeito estufa. (confirme que pode ir ao forno, que não tem borrachas, madeiras nem plásticos.)
E também da para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixinho, mais tipo focaccia, (porque não tem a humidade que a tampa provoca e que o faz crescer). Reguem com um fio de azeite e juntem pedaços de presunto e queijo que possam ter a sobrar aí em casa, é delicioso!